contato@bernardoesoares.adv.br
17 3364-2552

POLÍTICA …

POLÍTICA

Bolsonaro comemora medida do STF que impede imposto sindical na folha

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) comemorou, nesta segunda-feira (01/07/2019), decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, na prática, suspende a cobrança de contribuição sindical diretamente na folha salarial do trabalhador.
Na última sexta-feira (28/06/2019), o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu liminar para suspender decisão do juízo da 48ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, que determinou que a Claro S.A. efetuasse o desconto em folha da contribuição sindical de seus empregados sem autorização individual prévia e expressa.

Em análise preliminar do caso, o magistrado verificou violação à autoridade da decisão do STF na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5794, na qual a Corte julgou constitucional o fim da cobrança compulsória da contribuição.

Isso depois de ter caducado a Medida Provisória 873/2019, que impedia o desconto da contribuição sindical em folha, por não ter sido votada pelo Congresso até a sexta-feira. Sem a decisão do STF, o desconto da contribuição em folha continuaria em vigor.

#contribuicaosindical #impostosindical #bolsonaro #barroso #stf #brasil #burocracia #trabalho #sindicato #br #sp #saopaulo #saojosedoriopreto